sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bem vindo ao primeiro mundo, Brasileiros.

Todos brasileiro estão chocado com a brutalidade que ocorreu na escola do Rio de Janeiro, e com grande solidariedade as famílias das crianças mortas brutamente que escrevo este texto.


Fato e mais fatos que concorrem para o desequilíbrio social deste país vem acontecendo dia a dia. A preocupação do nosso governo com a política econômica para mostrar ao mundo dados numéricos do belíssimo crescimento econômico acaba tirando o olhar para os que mais necessitam do amparo de um Estado Social.

Quando cito governo, não quero dizer só governo federal, mais todo os membros federativos do Brasil estão preocupados com questões particulares ou econômicas e esquecendo as outras pastas, fazendo cada dia crescer o país em números, dados e também elevando o desprezo social.

O fato que aconteceu no rio de Janeiro foi de toda maneira tentado ser desvirtuado para não atingir governos, tentou mascarar o fato dizendo que aquela atrocidade tinha ocorrido por causa de uma traficante que queria cobrar dividas pessoais com determinados alunos. O que mais me indignou, foi ouvir pessoas acreditando e achando normal se fosse isso que tivesse acontecido, e outros, discutiam quem matou o assassino foi o policial e agora estão tentando mascarar dizendo que o rapaz tinha se matado. Ora, traficantes, policiais corruptos viraram personagens da história brasileira aptos a fazerem qualquer coisa e as pessoas acharem normal, o que é isso?

Na real, penso eu, não precisamos ser nenhum cientista político para saber que estes fatos são os acontecimentos de países de primeiro mundo, o qual, não existe a participação e o amparo aos mais necessitados financeiramente, ora, em nenhum país de primeiro mundo existe uma política de saúde unitária, e o nosso existe o SUS, que a dia mais está sendo visto como a vergonha da política social em nosso país, não podemos enganarmos a si próprio dizendo que nossa saúde pública é uma maravilha, sobre este fato digo a vocês que dias atrás fui levar meu filho em um hospital publico e fui tratado como um pedinte de favor, e mais era de madrugada e o médico demorou uma hora para atender meu filho que gemia de dor, até que tive que tomar atitudes mais duras para atenderem meu filho que chorava em meus braços e quando o médico chegou disse que não precisava de tudo aquilo, este tudo aquilo era eu ter ido atrás do que é de meu direito e chamar o responsável do hospital para fazer uma reclamação. Outra coisa, quantas pessoas que passam por esses desasos, quase sempre pobres e não tem um acompanhamento psicológico, porque para o SUS pobre não tem stress, depressão, esquizofrenia e sim frescura, e nem sei se aguda ou crônica.

Acesso a armas, esta é outra piada brasileira, como aquele rapaz tinha acesso a armas, á fácil pessoal, cada vez mais as grandes periferias estão jogadas as pragas do consumismo e do descaso público é só vocês irem a alguns bairros periféricos que vocês virão os descasos social, e claro, ali desenvolve o que chamamos de lixo social, policiais e traficantes trocam informações sobre ganhos, quem não sabe onde tem uma “boca de tráfico” perto de sua casa, e adianta ligar para policia? O que vai acontecer? Olhe a cracolândia no centro de São Paulo, eu acho que ali deveria viram um centro histórico, coloque aquele local sobre uma redoma de vidro e dentro os usuários, os traficantes e os policiais que ali vivem e transformar em atração turística. Nunca vi uma ser interditada uma boca de fumo, como observo a interdição de vários estabelecimentos pequenos por falta de pagamento de impostos, não que eu seja a favor de não pagar impostos, mas será que a ação aqui é só em questões financeiras?.Não só na periferia, mas também em regiões centrais as armas estão expostas para venda.

Pois bem pessoal, termino este desabafo dizendo, bem vindo ao século XXI, ao crescimento econômico e ao primeiro mundo, sem escola pública de qualidade, armas a vontade, segurança só para quem tem dinheiro, sem acesso a saúde pública, direitos humanos e da criança desrespeitado e brindes e mais brindes, com os melhores champanhes para os políticos corruptos nos melhores restaurantes da capital do Brasil.



Em luto

Evandro Colasso

Nenhum comentário: